sábado, 17 de julho de 2010

Para o Zap, que esperava por mim quando eu vinha da escola

Georg Schrimpf, Stillleben mit Katze
 (1923, Bayerische Staatsgemäldesammlungen, Munich)

Pela manhã o gato estende-se
vagaroso nesse impreciso lugar
em que luz e sombra
se entretecem. Nas pedras
rondantes do que sempre chamámos
a nossa casa, esse sonho
de irmos por detrás das janelas
encarcerados nas agrestes
paredes do amor.


Todas as manhãs, enquanto
a escola me espera, o
gato é tão certo como os passos
que dele se desviam. Um mero
olhar, a melancolia
de depois te dizer já sem o mesmo encanto
a sua negra quietude, o silêncio
em que se move.


Estamos todos, eu tu e o gato,
neste estranho sossego
de a morte ser um dia destes
entre luz e sombra.


Manuel de Freitas, Todos contentes e eu também (Campo das Letras, 2000)

Espero que este blogue tenha mais consequências para além de me fazer perceber que, afinal, não gosto tanto assim dos poemas do Manuel de Freitas...

Sem comentários:

Enviar um comentário